segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Desabafo de uma universitária

Visto que está quase a começar o 2º semestre deste meu segundo ano de universidade vou ser obrigada a mostrar o meu desagrado sobre um aspeto: o horário. Algo que para muitos é fútil, para mim tem extrema importância. Não tenho uma universidade na cidade onde vivo, ou seja, não tenho a sorte de fazer uma viagem de 10 ou 20 minutos todos os dias e estar em casa.
Estudo relativamente longe, a minha viagem completa demora à volta de duas horas, os horários dos transportes são péssimos e eu ainda tenho de levar com um horário terrível, com aulas até às 18 da tarde numa sexta feira. Até que ponto é que isto é justo e correto? Eu até tenho alguma sorte, dado que muitos dos meus colegas fazem quatro, cinco ou seis horas de viagem e não tem possibilidades de ir a casa todas as semanas.
Somos estudantes universitários, saímos da nossa zona de conforto, muitas vezes sozinhos, com 17 ou 18 anos para lutar por um futuro melhor mas parece que não vêm isso. Ninguém imagina o quanto eu anseio pelo fim de semana, a viagem demora duas horas mas há dias em que parecem dez e o que mais quero é chegar a casa, sentir-me em casa. Sentar-me à mesa com a minha família, contar-lhes como correu a minha semana até que se cansem de me ouvir. Eles chamam-me chatinha mas eu adoro. Sou chata, falo muito mas é tudo porque quero que eles saibam que eu estou bem entregue, que tenho uma segunda casa, uma segunda família mas que nada os poderá substituir.
Como universitária falo: Algo tão banal como um simples horário escolar pode complicar a nossa vida, os nossos planos, impedir-nos de ir para casa ou aproveitar o pouco tempo que temos.
Reflitam, nós somos o futuro.

4 comentários:

  1. Compreendo a tua frustração! Felizmente, a minha faculdade até tenta ter isso em atenção e são poucos os semestres em que há aulas a sexta até muito tarde! Felizmente, nunca tive esse azar!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens muita sorte, para mim já é complicado... Então a estudar longe a coisa complica mais.
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Eu também sou assim , um simples horário por vezes tira-me do sério, por acaso tenho a sorte de estar a estudar cá na ilha e aqui tudo fica relativamente perto.. Segui o blog :)
    Beijinhos,
    A Tomé.
    https://atomedisseque.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu já estou mais longe de casa, nem sempre é fácil :/
      Um beijo :)

      Eliminar